Sustentabilidade é uma daquelas palavras que sempre ouvimos no ambiente de trabalho, que todo mundo já ouviu em reportagens e cujo conceito nem sempre é compreendido. Quando tocamos nesse assunto, costumamos relacionar sustentabilidade ao meio ambiente e, especialmente, com ações de controle da poluição. Essa relação existe, mas a abrangência do termo é muito maior, pois vai além das questões ecológicas e pode ser aplicada a qualquer tipo de atividade.

O conceito do termo sustentabilidade é relacionado à conservação de um cenário no longo prazo, de modo a prevenir e lidar bem com possíveis mudanças e ameaças. No aspecto ambiental refere-se a trabalharmos para ter um planeta mais sadio onde as pessoas possam encontrar as condições necessárias para a viver bem pensando nas próximas gerações. A noção de sustentabilidade surgiu do entendimento de que recursos naturais são finitos. Já em relação à biologia, o termo está ligado à capacidade de regenerar os ecossistemas diante do uso abusivo pelo ser humano ou de agressões, como incêndios e outros eventos naturais, deslizamentos de terra, tsunamis e terremotos.

Depois das conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo (1972) e no Rio (1992), surgiu uma nova visão de que a sustentabilidade deve incluir a questão social, promovendo a qualidade de vida das gerações futuras, pois a sustentabilidade é uma preocupação permanente amparada em eventos de consequências trágicas para a humanidade e a natureza.

Faça sua parte!